FOCO NO ENEM

MATEMÁTICA BÁSICA – Aulas Sequenciais.

Rogério

MAT10 MATEMÁTICA BÁSICA   Aulas Sequenciais.

AULAS DE MATEMÁTICA

Neste espaço reservado a aulas de matemática básica para você aluno que irá participar da seleção do ENEM. Aqui iremos expor todas as semanas vídeos aulas de matemática a começar da 5ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, ou seja ofereceremos um curso completo da matemática básica dando  uma maior possibilidade de revisão dos conteúdos da matemática de uma maneira fácil de se entender.

 

Quando se pensa em matemática no vestibular, logo vem à cabeça de qualquer aluno uma série de fórmulas e cálculos complexos e demorados. Mas, diferentemente de provas tradicionais, o Enem procura utilizar temas contextualizados e que façam sentido no cotidiano dos candidatos. “A prova do Enem tem a característica de observar se o aluno entende a aplicação da matemática dentro de contextos”, afirma o professor de matemática do Curso Positivo, Adilson Longen.

O aluno que estuda para o Enem deve estar preparado para utilizar a interpretação para solucionar cada problema. “Um equívoco no entendimento pode comprometer a resolução da questão”, define Neusarth Moraes, professor do Dom Bosco, que também ressalta a importância dos conhecimentos de matemática básica. Assim, a prova quase não apresenta cálculos muito complexos. Em muitas questões, o próprio enunciado já fornece a fórmula para o aluno. “Não basta saber matemática, tem que saber utilizá-la dentro de situações reais no dia a dia”, explica o professor Paulo Klauss, do curso Dynâmico.

Entre os recursos mais utilizados na prova estão tabelas, mapas, infográficos e gráficos. Os gráficos podem ser usados de forma indireta, para a interpretação de informações em uma situação-problema, ou podem aparecer diretamente, como nas questões de estatísticas ou porcentagem. Saber interpretar esses dados costuma fazer a diferença. “Vale a pena ficar de olho em gráficos presentes em revistas e jornais para ir se familiarizando com o assunto”, destaca Klauss.

Por causa dessa aplicação prática, a prova de matemática também pode apresentar a interdisciplinaridade. São questões que se relacionem com conteúdos de outras matérias, especialmente aquelas presentes na Prova de Ciências da Natureza, como biologia, química, física e geografia. “A prova do Enem não é apenas de matemática. Ela sempre está relacionada com outros assuntos. É comum que questões de genética estejam relacionadas com problemas de probabilidade, por exemplo”, relata.

Já o professor Lawrence Chiu, do curso Acesso, ressalta que apesar da prova não apresentar um conteúdo tão extenso e aprofundado, o aluno também deve ter muita atenção na leitura. Com isso, o cuidado com o tempo deve ser redobrado, uma vez que, além da prova de matemática, o aluno fará a prova de português e a redação no mesmo dia. “O aluno tem que ter essa facilidade para responder rapidamente e marcar no gabarito”.

Então fique aguardando as vídeos aulas de matemática aqui no seu blog, FOCO NO ENEM.

 

Espero que tenha gostado da novidade que reservei gratuitamente só para você, estudante do ENEM;

 

Se gostou compartilhe nas redes sociais e faça seu comentário aqui no blog.

Fiquem com DEUS,

 

ROGÉRIO SILVA.

 

About Rogério Silva 9 Articles
Rogério Silva, matemático, técnico contábil, consultor imobiliário.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*