FOCO NO ENEM

ESTUDAR PARA O ENEM

estudar enem

MAT10 ESTUDAR PARA O ENEM

COMO ESTUDAR PARA O ENEM

Em primeiro lugar é preciso ter foco e determinação com o objetivo de alcançar a tão sonhada aprovação, e para isso será necessário um bom e eficiente planejamento de horários, materiais de estudos e disciplina, que deverá ser levados em consideração diariamente. Com essa visão na mente estará mais condicionado a ter um resultado satisfatório à sua aprovação desse importante exame do ENEM.

CURSO PRÉ-ENEM

O Curso Pré-Enem é um curso online para candidatos que desejam ter boa pontuação no ENEM, tanto para obter o certificado de conclusão do ensino médio, quanto para conquistar vagas nas universidades públicas e escolas técnicas ou participar de programas governamentais nas universidades privadas.
Você terá acesso à um material dinâmico, completo e interativo! As aulas são divididas de acordo com as áreas de conhecimento exigidos pelo exame e nelas você encontrará:
VIDEOAULAS: 135 videoaulas que facilitam a compreensão dos conteúdos.
FICHAS DE ESTUDO: 135 fichas de estudo que possibilitam a obtenção dos conteúdos.
AVALIAÇÃO: + de 300 exercícios de verificação, para que o aluno acompanhe e avalie seu desempenho.
SIMULADO: 3 simulados de 120 questões cada e com o gabarito para que o aluno treine com questões similares as provas do ENEM.
O Curso Pré-Enem é uma realização entre os grupos Abril Educação, Colégio Adélia e ETB.

Com a aproximação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) as rotinas de estudo acabam tomando um aspecto cada vez mais puxado. Não apenas por analisar o aprendizado do aluno que acaba de se formar no ensino médio, o ENEM possui um grande peso no futuro de cada candidato, uma vez que sua nota pode lhe garantir uma vaga em uma universidade pública ou até mesmo uma bolsa de estudos.

Os melhores cursos universitários, assim como as escolhas mais disputadas, sempre possuem nota de corte extremamente elevada, o que aumenta ainda mais a pressão, tanto da família, quanto pessoal, por uma nota que possibilite a entrada no curso desejado. Por este motivo, estudar sempre será a solução, mas não adianta estudar sem parâmetros ou sem rumos. Por isso, confira algumas dicas e alguns hábitos que tornarão sua rotina de estudos muito mais efetiva.

Como preparar uma rotina de estudos

321959t ESTUDAR PARA O ENEMO primeiro passo para quem quer estudar de maneira efetiva, é saber preparar uma rotina de estudos eficaz. Estudar sem rumos e parâmetros, de maneira desorganizada, não apenas é ineficaz, como também pode ser até mesmo prejudicial para o aprendizado, portanto siga estes passos para criar uma agenda eficaz e produtiva.

  1. Compre uma agenda: O primeiro passo organizacional para melhorar seus estudos é ter uma agenda, onde você possa anotar os horários e as matérias, preparando assim um cronograma de estudos. Há um motivo para a melhor opção ser uma agenda tradicional, e não um programa de computador ou aplicativo de celular, e este motivo é “Distração”. A agenda o mantém offline, permitindo que seu aproveitamento seja maior.
  2. Desligue a internet e o celular: Seguindo a mesma linha do primeiro item, mas de maneira ainda mais efetiva e definitiva, desligue-se da rede. Mantenha o celular longe e guarde o roteador para não ficar tentado a pesquisar algo online. Imprima o material no dia anterior se for preciso, mas durante seu horário de estudos, fique desconectado. Apesar de ser uma fonte inesgotável de informação e conhecimento, a internet também proporciona o contato com o maior vilão dos estudos: “A procrastinação”. Ao eliminar um motivo de distração, você automaticamente elimina o maior motivo de procrastinação e se dedica muito mais ao real objetivo daquele momento, que é estudar.
  3. Esquematize seu estudo: De maneira prática, uma vez que você está completamente desconectado da internet, chegou a hora de definir o que estudar e como estudar. Este procedimento se chama esquematização. Para esquematizar seu estudo, pegue a agenda que você comprou, separe o horário do seu estudo e divida-o por hora. Estude determinado assunto por no máximo duas horas, divida o objetivo daquele dia em tópicos de aprendizado. Caso nestas duas horas não consiga cobrir todos os assuntos, no próximo dia em que voltar a estudar aquela matéria, retome o assunto.
  4. Descanse a mente: William Douglas, um dos maiores peritos em estudo esquematizado, escritor do livro “Como passar em concursos e provas” explica que tudo em excesso pode prejudicar seus resultados. Após algumas horas de estudos, descanse a mente, deite, relaxe, dê tempo para seu cérebro absorver a informação, antes de retornar ao estudo. Se você se dedicar ao estudo por horas e mais horas sem descanso, tudo que você fará será sobrecarregar seu cérebro e isso pode levar até mesmo a esquecer o que já foi aprendido.
  5. Não se esqueça de comer: É comum a muitos alunos que estudam para o ENEM a rotina de horas de estudo tão intensa que acabam até mesmo se esquecendo de comer. Estudar é um exercício e cada hora de estudo intenso pode queimar tantas calorias quanto uma caminhada com a mesma duração. Tendo isso em mente, é preciso se lembrar que o cérebro precisa de energia para funcionar, pois ele está queimando energia em um ritmo acelerado. A ausência se uma boa alimentação pode proporcionar queda glicêmica, o que causa lentidão de pensamentos e compreensão, diminuindo, portanto, o aproveitamento do estudo.
  6. Não coma Junk food, a famosa “porcaria”: Você pode pensar que repõe a energia ao comer alguma coisa, sem se preocupar com a qualidade, mas ao ingerir calorias pobres, você estará dando energia pobre ao seu cérebro. Fuja dos salgadinhos e das bolachas. Se alimente de forma saudável, fornecendo ao seu cérebro não apenas a energia calórica, mas as vitaminas que ele precisa para absorver a informação de maneira eficaz. Respeite seus horários e tenha horários certos para refeição.

 

Espero ter ajudado a você aluno que está no foco do ENEM

Se gostou compartilhe nas redes sociais e dê seu comentário

Fiquem com DEUS,

Rogério Silva.

 

cropped ENEM2016 ESTUDAR PARA O ENEM

 

 

About Rogério Silva 9 Articles
Rogério Silva, matemático, técnico contábil, consultor imobiliário.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*