FOCO NO ENEM

ENEM – Como Estudar Para o Enem?

ESTUDOS

 

book 15584  340 300x200 ENEM   Como Estudar Para o Enem?

MEMÓRIA E APRENDIZAGEM

Memória e Aprendizagem são duas coisas diferentes. Há pessoas que possuem uma capacidade de memorizar absolutamente fantástica, mas nem por isso são inteligentes e competentes.

Há pessoas que conseguem decorar a lista telefônica e sabem o CEP de todas as cidades e ruas dos Estados Unidos. Há pessoas que decoram centenas de livros.

Apesar da memória absoluta, as pessoas com estas características às vezes vivem com outras debilidades nitidamente patológicas. Memória não é sinal de inteligência. Quando eu estava na oitava série o professor de química fez com que toda a sala decorasse a tabela periódica. 20 anos depois eu ainda sei a tabela periódica decorada. Mas isto não me serve de nada.

Ainda que memorizar e aprender sejam coisas diferentes, a memória como o armazenamento de informações e capacidade de recuperar estas informações tem importância fundamental na vida do estudante e no processo de aprendizagem.

A informação decorada e sem conexão com algo que seja relevante é “decoreba”. É informação que “ocupa espaço” e que ao mesmo tempo é inútil. A informação memorizada e que tem valor é aquela informação que está relacionada com outras coisas que você já sabe. Tudo que você sabe, tudo que você conhece deve ser uma rede para “aprisionar” outras informações, para enganchar outros conceitos.

INTRODUÇAO

Se alguma novidade que você aprender hoje estiver relacionada com algo que você já sabe, a novidade será armazenada com muito mais facilidade.

O mais importante é o seguinte: aquilo que você memorizar precisa tornar-se em algo aprendido. A capacidade de memorizar é um passo para a aprendizagem.

Portanto, assim como dissemos no tópico da concentração, a memorização e a aprendizagem são o resultado de tudo que fizemos até agora.

10 ORIENTAÇÕES

1. Condições ambientais adequadas

2. Estou com sono? Estou legal para estudar?

3. Relacionar a novidade com algo que você já sabe

4. Fazer anotações

5. Antes de começar, rever a matéria anterior

6. Estudar com revisões sistemáticas

7. Os intervalos: você aprende mais no começo e no fim

8. Aprofundamento do livro Como Estudar 1000 Dicas

9. Revisão

10. Exercício mental

 

Crie todas as condições ambientais necessárias para favorecer seu processo de aprendizagem:

images1 300x141 ENEM   Como Estudar Para o Enem?

• Ambiente agradável

• Material de estudo reunido

• Temperatura adequada

• Local ventilado, iluminado e silencioso

• Nunca diminua seu sono para estudar mais.

• Se você quiser estudar toda a matéria na véspera, estudando de madrugada, 10 horas seguidas de estudo, à base de guaraná em pó . Pode esquecer. Isto não funciona. Você vai se esforçar muito, vai fazer mal para a sua saúde e terá resultados mínimos. Desperdiçará seu tempo.

• Na hora que você for estudar, seu cérebro precisa estar descansado, relaxado, sem sono.

imagesxdcfv ENEM   Como Estudar Para o Enem?

• Na hora do estudo faça as seguintes perguntas: Estou legal? Estou sem sono? Estou atento? “Não dê murro em ponta de faca”. Só comece a estudar quando você estiver em condições físicas adequadas e sem sono.

• Durante o sono o cérebro realiza o processo de fixação da matéria estudada.

• O sono é o momento de higienização do cérebro. Se você revisar a matéria seu cérebro não descartará informações durante o sono.

• Se você não dormir bem você não consegue memorizar a matéria

• Quando você for estudar a primeira coisa que você precisa ter em mente é uma questão: O que eu já sei a respeito deste assunto que eu vou estudar agora? Anote.

• Esta é a grande pergunta… pois tudo que você souber e que esteja relacionado com a novidade servirá de rede para capturar, magnetizar e sobretudo organizar a nova informação.

• Então a técnica é simples. Basta perguntar-se a si mesmo… o que eu já sei sobre este assunto? Aquilo que você já souber, será, provavelmente, o gancho para as coisas novas.

Anotar é uma forma de fixar a informação. Mas você está fixando a informação num pedaço de papel e não no cérebro. Mas já é alguma coisa. A memória serve para armazenarmos informações e depois recuperá-la. O pedaço de papel anotado tem a mesma função: Armazenar a informação no papel e depois recuperá-la.

• Anote a aula

• Anote pontos importantes da leitura

• Anote suas dúvidas

Seja lá o que você tiver que aprender através de aulas, de leituras ou de exercícios, faça anotações para facilitar sua fixação e sua assimilação do conteúdo novo. Para você anotar qualquer coisa em primeiro lugar você precisa ouvir ou ler a informação.

Esta informação será processada pelo seu cérebro, passará pelo seu cérebro e em seguida, através de suas mãos passará para o papel.

Se você anotou, você garantiu a ocorrência de um processo completo de entrada (input) e saída (output) da informação.

Para lembrar-se é necessário entender o assunto estudado e usar técnicas que ajudem na fixação, para que depois você possa recuperar aquele assunto que você estudou. Não adianta ter pressa. Antes de iniciar o estudo de uma nova matéria, dê uma rápida olhada na matéria anterior.

Se você fizer uma pequena revisão agora, lá na frente você ganhará horas de estudo. Se você não fizer a revisão você terá que estudar a matéria antiga como se fosse matéria totalmente nova.

Em sala de aula é possível verificar isto: a grande maioria dos alunos não se lembra da disciplina que foi ministrada na semana anterior. Imagine só quando der um mês.

Toda a matéria que já foi ensinada em sala de aula será considerada matéria nova pelo aluno que já não se lembra de nada. Entender a matéria é importante para se lembrar dela, mas não é suficiente.

Muitos dizem assim: “Eu entendi tudo, mas não me lembro de nada!” A técnica aqui é simples… antes de passar para a matéria nova, dê uma breve olhada naquilo que já foi estudado sobre esta disciplina. Em sala de aula, antes do professor começar a ensinar, reveja o que ele deu na aula anterior

Imagine se você ficasse uma semana sem comer. E no domingo à noite você resolvesse comer toda a comida da semana em apenas algumas horas. Seu estômago não consegue armazenar e digerir tanta comida.

É exatamente a mesma coisa com o cérebro. Muita gente fica sem estudar um mês e na véspera da prova tenta enfiar um mês de informações no cérebro dentro de apenas algumas horas. O cérebro não consegue “digerir”, processar, assimilar, fixar toda esta enxurrada de informações.

A revisão diária e imediata é o segredo do milagre! Se você estudou 50 minutos, estude mais 10 para rever aquilo que acabou de ser estudado. Revisão é repetição.

E repetição gera fixação. Faça revisões diárias, mensais e semestrais da matéria. Em 10 minutos você revisa 2 horas de aula ou de leitura. Em uma manhã você revisa a matéria de toda a semana. Faça revisões nos intervalos de aula, no ônibus, nas filas de banco, nas salas de espera, no banheiro…

Qual destes dois esquemas de estudo é melhor?

ESQUEMA 1

30 MIN Estudo  +   10 MIN Intervalo   +   20 MIN Estudo

ESQUEMA 2

60 MIN Estudo

Sem dúvida alguma é o ESQUEMA 1. Depois do intervalo você aproveitará muito melhor os 20 minutos restantes. Sem o intervalo seu aproveitamento irá cair gradativamente.

Em estudos e experiências sobre a memória é facilmente detectável que as informações fixadas com mais eficácia são aquelas apresentadas no início da aula e no fim da aula, são aquelas lidas no começo do texto e no fim do texto

As informações que ficam no meio, ficam embaralhadas e se perdem com mais facilidade.

Se você estuda 60 minutos direto, você fixará com mais facilidade o conteúdo estudado nos 15 primeiros minutos e nos quinze minutos finais.

Se você faz uma interrupção, você você volta mais disposto, mais descansado e aproveita melhor o início e o fim do segundo período de estudo.

• A compreensão é fundamental para a fixação. Fixação sem compreensão é “decoreba”.

• A aprendizagem (fixação) depende da compreensão. E para facilitar a fixação é importante que se faça a revisão.

• Dormir bem é essencial para a memória. Nunca diminua seu tempo de sono para estudar mais. Se você estiver descansado você irá aprender com mais rapidez.

• Os exercícios físicos melhoram a sua capacidade de memorizar

. • Não tome “remédios” para melhorar sua memória. Para melhorar a memorização é necessário estudar devagar e sem pressa.

• Para melhorar a memorização é necessário compreender a matéria estudada e fazer revisões da matéria estudada.

• Os famosos cursos de memorização não adiantam quase nada.

• Nestes cursos você aprende a memorizar números de telefone, datas e outras coisas mais que se encontram nas listas telefônicas e nos livros de história.

• Você precisa compreender a matéria e não decorá-la com mais facilidade. Noventa por cento das pessoas que fazem estes cursos saem desapontadas.

• Faça associações com os temas estudados.

• A recuperação dos dados se faz através de reconstrução e não de reprodução. Com bons “ganchos” você conseguirá resgatar e reconstruir tudo que você quiser.

• É mais fácil memorizar se houver algum tipo de elemento emocional associado ao conteúdo armazenado que deverá ser recuperado.

• O conteúdo associado a uma emoção é mais facilmente armazenado e recuperado.

• Faça anotações coloridas, com canetas coloridas, lápis coloridos nos textos que forem de sua propriedade.

• Faça gráficos coloridos em forma de organograma, ou em forma de teia de aranha.

• A música barroca ajuda você a entrar na freqüência adequada para o estudo e a criar associações entre as emoções causadas pela música e a matéria estudada. Se você relembrar a emoção ou a música, você terá facilidade para “puxar” a informação memorizada.

• Estude fazendo intervalos. e não ultrapasse 1 hora de estudo.

• Você se lembra com mais facilidade do início e do fim da matéria estudada. Faça intervalos de 5 a 15 minutos

REVISÃO

1. Anote o que você lembrar

2. O que é + importante?

3. O que você já faz?

4. O que você faz às vezes?

5. O que você nunca fez?

EXERCÍCIO MENTAL

• Tente perceber o que você lembra mais facilmente…

• Você se lembra dos textos acima?

• Você se lembra das imagens acima?

• Antes de dormir tente relembrar do que você aprendeu neste artigo

. • Ao levantar-se tente relembrar o que você estava pensando antes de dormir.

Então essa são algumas dicas para você se dar bem no ENEM.

Até o próximo…

Um Abraço,

ROGÉRIO SILVA

download 66 ENEM   Como Estudar Para o Enem?

 

 

About Rogério Silva 9 Articles
Rogério Silva, matemático, técnico contábil, consultor imobiliário.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*