FOCO NO ENEM

Enem 2017 – Dicas

ESTUDAR PARA ENEM

ENEM 6 Enem 2017   Dicas

Enem 2017

Em 5 de abril de 2016, foi criada a Hora do Enem, uma ferramenta gratuita criada pelo governo. O estudante encontra na plataforma Hora do Enem um conjunto de ações, como simulados e videoaulas, para auxiliar na preparação dos estudantes, em parceria com professores no canal TV Escola.

Pelos participantes

A nota do Enem pode ser utilizada como acesso ao ensino superior em universidades brasileiras que aderiram ao Enem como forma única ou parcial de seleção. Cada universidade tem autonomia para aderir ao novo Enem conforme julgue melhor. Nos mesmos moldes do ProUni, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é totalmente online e permitirá ao estudante escolher cursos e vagas entre as instituições de ensino superior participantes que utilizarão o Enem como unica forma de ingresso.

A nota também é utilizada por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova serve como certificação de conclusão do ensino médio para pessoas maiores de 18 anos de idade.

Pelo governo

Os resultados do Enem são utilizados pelo governo do país como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país, orientando as políticas educacionais do Brasil. Os dados apontados por essas avaliações têm mostrado, por exemplo, a distância entre o nível do ensino público e o particular. Mesmo numa prova que avalia habilidades e competências, em detrimento da memorização de conteúdos, a diferença de notas entre alunos de um e outro sistema de ensino é de 62% de diferença nas notas em 2005.

Assim como o Brasil utiliza o Enem como método para avaliar a qualidade da educação no país, outros países como a Colômbia, através de seu Instituto Colombiano para Avaliação da Educação (ICFES)também aplica exames os estudantes que terminam o ensino fundamental e médio (secundário). Desta forma a qualidade da educação na América Latina pode ser monitorada pelo governo, sendo-lhe possível por exemplo avaliar, promover e investigar sobre a situação real da educação do país, fornecendo informação que sirva para que os órgãos responsáveis tomem decisões que melhorem a qualidade no setor.

Prova

Dia Duração Área do conhecimento Componentes curriculares Questões
4h 30m Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia, Física e Química 45
Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia 45
5h 30m Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Língua portuguesa, Literatura, Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês), Artes, Educação Física e Tecnologias da informação e Comunicação 45
Redação Redação dissertativa-argumentativa 1
Matemática e suas Tecnologias Matemática 45

AINDA HÁ TEMPO PARA A  PREPARAÇÃO!

VÍDEOAULAS DE MATEMÁTICA

 

Boa Sorte,

Um Abraço,

ROGÉRIO SILVA

 

About Rogério Silva 9 Articles
Rogério Silva, matemático, técnico contábil, consultor imobiliário.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*